JusBrasil: Divulgue Blog, Artigos e Notícias com Eficiência

O JusBrasil tem mostrado ser uma excelente ferramenta para divulgação de links, notícias e artigos, visto que você tem a oportunidade de alcançar um grande número de pessoas que acessem suas publicações, devido a newsletter da rede social.

Introdução

Neste artigo de opinião, irei mostrar um pouco sobre o JusBrasil, com foco maior em seu uso para divulgar suas notícias ou seus artigos do seu site ou blog.

O que é o JusBrasil?

JusBrasil é uma plataforma interessante para divulgar notícias e os artigos do seu blog. Muito melhor que um agregador de links comum, ele possui diversas outras funcionalidades, o que pode confundir quem está iniciando na ferramenta.
  • Ele é sem modéstia nenhuma o maior site de pesquisa de assuntos jurídicos do brasil, e também um agregador de links, pois permite que você publique nele suas notícias e artigos citando o link que você escreve em seu site ou blog, auxiliando na sua divulgação.
  • É também uma rede social, onde você pode facilmente adicionar amigos e participar de comunidades, propiciando assim uma grande interação entre os membros.
  • E, por fim, é uma plataforma de blog, uma vez que você pode criar um blog no JusBrasil e escrever seus artigos diretamente nele.
De certa forma, esses três aspectos do JusBrasil podem ser utilizados para divulgar as notícias e os artigos de seu site ou blog. De maneira bem resumida: apresentarei neste artigo como você advogado, estudante de direito, dono de site ou blog pode criar um blog na ferramenta, publicar nele as suas notícias, artigos e os seus links e ainda  interagir com os demais usuários da rede para que eles os acessem.
É importante acrescentar que, diferente de outros sites como +Facebook+ Fan Page+Google+Twitter+JusBrasil  exigirá seu tempo e dedicação para que você obtenha sucesso com a ferramenta.
Criar uma conta no JusBrasil é bastante simples:
1. Acesse http://www.jusbrasil.com.br/cadastro e preencha as informações solicitadas:
2. Acesse sua conta de e-mail que você indicou na tela acima e clique no link de confirmação.
3. Preencha as informações do seu perfil. As informações importantes para divulgação, em especial seu site/blog e seu perfil no Facebook e Twitter.
Pronto! Agora você já tem uma conta no JusBrasil. Para visualizar sua conta, basta acessar o endereço http://prosiga.jusbrasil.com.br. Caso você tenha mais de um blog, não sugiro criar mais de uma conta, pois você poderá ser restringido pelo site.

O JusBrasil como rede social

Há algumas atividades que você pode realizar no JusBrasil com o foco de rede social:

1. Adicionar e seguir amigos

Quando você visita o perfil de uma pessoa, você pode adicioná-la como seu amigo, votar positivo ou negativamente em suas respectivas publicações. Fazendo isso, você poderá enviar a essas pessoas avisos sobre novos artigos. Você também pode segui-la, e assim passará a receber notificações sobre as novas notícias enviadas por essa pessoa. Exemplo: Acesse http://prosiga.jusbrasil.com.br (e logue-se no JusBrasil, se ainda não estiver logado) e você verá na barra lateral direita informações como as mostradas na figura ao lado. Use as opções “Adicionar como amigo” e “Seguir Prosiga” para realizar as ações correspondentes.

2. Participar de blogs

Você pode também participar de blogs (ou comunidades) que foram criados na ferramenta. Por exemplo, para conhecer a comunidade da Prosiga no JusBrasil, visite http://prosiga.jusbrasil.com.br. É lá que são publicados os links para os artigos da Prosiga S.A.. Você verá um link na barra superior chamado “Seguir Prosiga S.A.”. Basta clicar nele para tornar-se um membro.

Ao tornar-se membro, esse blog passará a fazer parte da lista em seu perfil e será mais fácil acompanhar as notícias publicadas. O número de membros de um blog e a qualidade dos artigos e notícias é um dos fatores para o seu ranking dentro do JusBrasil.

O JusBrasil como plataforma de blog

Este é o primeiro aspecto da divulgação de seu blog dentro do JusBrasil. Como citei na introdução, você pode criar um blog dentro do JusBrasil e escrever seus artigos diretamente nele, sem relação nenhuma com outro blog. Mas, o que mostrarei aqui é diferente: trata-se de criar um blog no JusBrasil que “represente”, por assim dizer, o seu blog original, qualquer que seja sua plataforma original.
Para conhecer um blog no JusBrasil, cito novamente o http://prosiga.jusbrasil.com.br, que é o correspondente ao Prosiga S.A.. Ao entrar nele, você verá a lista de membros do site e, o que é mais importante, as notícias publicadas. Você notará que todas elas têm um link para o artigo original no Prosiga S.A..

Como já se sabe, o Google odeia texto duplicado. Então, o tiro pode sair pela culatra: seu artigo pode deixar de ser exibido nas buscas do Google, o que lhe trará menos visitas a partir de lá.

O JusBrasil como um agregador de links

Este é o ponto principal para quem deseja utilizar o JusBrasil para divulgar os seus artigos na ferramenta. Quando você entra na página principal do JusBrasil, já vê as notícias enviadas pelos membros. 

Todos os links que você envia ao JusBrasil são publicados. O segredo está em tornar popular uma notícia enviada, pois é isso que trará visitantes ao seu site ou blog.

Como tornar uma notícia popular no JusBrasil?

Até agora, mostrei a você o básico do JusBrasil. Mas, infelizmente, como eu disse acima, o JusBrasil exige tempo e dedicação. Você pode enviar a melhor e mais interessante notícia e ela simplesmente passar desapercebida. Por isso, se você quer ter destaque na ferramenta, há algumas tarefas para você executar:

1. Faça amigos – Se você tem amigos no JusBrasil, pode indicar a eles os seus artigos e blogs. Por isso, gaste tempo para conquistar amigos na ferramenta. Em todas as notícias publicadas no JusBrasil, há o link “seguir” junto do nome do autor. Clique no link e envie um convite para o autor. Uma boa fonte de amigos “influentes” são as notícias populares e o ranking de usuários, mostrado na página principal.

2. Vote nas notícias – Votar nas notícias é uma forma interessante de ganhar relevância. Primeiro, porque a pessoa que recebe o voto verá seu nome e pode retribuir o voto em suas notícias. Segundo, porque esse é um dos fatores que o JusBrasil utilizar para rankear os seus usuários. Um detalhe: o mais importante é você votar nas notícias antes delas se tornarem populares. Também é importante votar em notícias de pessoas diferentes, ao invés de votar em diversas notícias de uma única pessoa. Mas, tome cuidado com a banalização do voto: de nada adianta você votar em centenas de notícias, indiscriminadamente, sem sequer lê-las. Abusos podem ser punidos pelo JusBrasil.

3. Comente as notícias e responda os comentários – Como num blog, toda notícia no JusBrasil possui um link para comentá-la. É importante entrar e comentar as notícias pois você também ganha visibilidade com isso. Também é importante responder os comentários recebidos em suas notícias. Como em seu site ou blog, é uma forma de retribuir a atenção recebida dos outros usuários.

4. Convide seus amigos para seu site ou blog – Você pode convidar seus amigos para serem membros de seu blog. 
5. Indique suas notícias para seus amigos – Esta é também uma ótima forma de divulgar suas notícias. 

6. Indique as notícias de seus amigos – Você também pode – e deve! – indicar as boas notícias que os seus amigos escreveram. 

7. Peça apoio a amigos influentes – Especialmente no início, quando você ainda não tem destaque na ferramenta, suas notícias podem ter poucos votos mesmo fazendo tudo o que descrevi acima. Por isso, peça apoio de seus amigos que têm mais tempo e destaque no JusBrasil, para que eles também divulguem seu blog e notícias. Mas, o bom senso é imprescindível: seja cauteloso e selecione cuidadosamente os artigos em que você irá pedir apoio e também as pessoas a quem pedirá apoio. Se sair que nem loko solicitando indicação de todas as suas notícias, logo você será ignorado.

Conclusão

Da mesma forma que outras redes sociais – como o Facebook, por exemplo – o JusBrasil é um universo à parte. Blogs que fazem sucesso dentro dele podem não ter sucesso fora, e vice-versa. O retorno que seu blog terá pode variar muito, de acordo com o assunto que você trata e o destaque que você tenha no JusBrasil. Por isso, minha recomendação é: teste a ferramenta e avalie o retorno que ela lhe dá. Com isso, você poderá concluir quanto tempo deve investir nela.

Um ponto importante: veja o JusBrasil pelo lado positivo. Há pessoas que acabam se desgastando na comunidade e entrando em conflito com outros membros, especialmente quando se trata de assuntos com repercussão e “popularidade”. Não entre nessa. Aproveite o espaço para trocar experiências, fazer amigos e divulgar o seu site ou blog.

Deixo meu agradecimento aqui à advogada Amanda Cavalcanti, que tem sido minha incentivadora e mentora no JusBrasil. Ela colaborou com informações e dicas preciosas para este artigo.

E você, já utiliza o JusBrasil? Qual é sua opinião sobre a ferramenta? Deixe um comentário!

ADM: "Participar da O Conciliador é algo maravilhoso. Você tem a oportunidade de mudar sua vida financeira, sua relação com o dinheiro, e ainda tem a oportunidade de ajudar outras pessoas e empresas". Facebook


 

Copyright © 1999 - 2017 O Conciliador - [oconciliador.net] Todos os direitos reservados.

Site Seguro
Política de Privacidade. A O Conciliador preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, entretanto não nos responsabilizamos por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Você pode usar as informações contidas nesse site, mas não deve nunca deixar de fazer suas próprias pesquisas e coleta de informações antes de tomar qualquer decisão. Nós procuramos responder dúvidas dos nossos leitores. Isso não significa que somos obrigados a responder todas as perguntas que recebemos. Também não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas. Elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc.
Tudo Sobre:

Recuperação de Créditos, Cobrança Judicial, Recuperação de Empresas, Revisão de Dívidas Empresariais, Banco Itaú S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Volkswagen S.A., Busca e Apreensão, Banco Toyota S.A., Banco Santander S.A., Banco Itaucard S.A., Banco Votorantim S.A., HSBC Bank Brasil S.A., HSBC Bank Brasil S.A., Recuperação de Créditos, Banco Panamericano S.A., Dano Moral, Banco Randon S.A., Banco Sofisa S.A., Banco Mercedes-Bens do Brasil S.A., Banco Safra S.A.>, BV Financeira S.A., Solução de Dívidas, Banco Honda S.A. , Hipercard Banco Múltiplo S.A., Banco Morgan Stanley S.A., Banco John Deere S.A., SICREDI S.A., Banco Alfa S.A., Banco ABN AMRO Real S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Capital S.A., Banco Petra S.A., Scania Banco S.A.

.