Advogado especializado: Entenda porque ser um

Entenda porque ser um advogado especializado. Qual perfil de advogado você é ou quer ser? Um advogado especializado em determinada área de atuação, que adquire reconhecimento através da experiência? Ou um advogado full service?

Pois bem, se faz necessário definir qual será a sua opção e estudar as consequências de tal escolha. Independente de qual seja, existirá vantagens e desvantagens, sendo necessário perceber qual opção representa maior satisfação pessoal.

Neste artigo, abordamos as diferenças entre o perfil do advogado especializado e o advogado full service e por que ser especialista pode ser a melhor escolha.

Definições e diferenças entre Advogado especializado e advogado full service

Advogado Especializado é o bacharel em Direito, aprovado na prova da ordem dos advogados, com a devida inscrição na OAB, que exerce ativamente a advocacia em uma área ou nicho específico do Direito.

O advogado especializado frequentemente tem pós-graduação e desenvolve as suas atividades jurídicas em determinado ramo do Direito, o que lhe permite possível destaque no mercado de trabalho.

Advogado Full Service é o bacharel em Direito, aprovado na prova da ordem dos advogados, com a devida inscrição na OAB, que exerce ativamente a advocacia em varias áreas e/ou nichos do Direito.

Tal opção é sedutora e aparenta ser vantajosa, pois eventualmente pode representar uma receita maior, já que não há causas que são dispensadas. Entretanto, caso o profissional não se garanta, poderá ser um tiro no pé.

É imperioso destacar que o advogado especializado pode ser um advogado que atua em determinada área do Direito ou ramo jurídico, em segmento de mercado e em nicho de mercado. Assim, dentro do conceito de especialista, o grau mais amplo seria a área mais específica.

Portanto, o advogado especializado trabalha em uma área do Direito com o objetivo de adquirir mais conhecimento e experiência no determinado ramo. É fundamental que o advogado especializado esteja sempre atento às atualizações jurídicas e seja persistente nos estudos.

Vantagens de ser um advogado especializado

O advogado especializado tem a possibilidade de construir uma reputação que o identifique como alguém com maior credibilidade na área de atuação escolhida.

Entretanto, uma boa estratégia para advogados iniciantes é optar por se promover como especializado em uma área que obtêm maior conhecimento e satisfação e atuar como advogado full service.

No início da carreira advocatícia, não é recomendável dispensar causas que fujam ao campo das áreas de atuação.

Advogados especializados em alta no Direito

No Brasil existem áreas novas no Direito, como o Direito Digital, demandam mais profissionais do que o mercado disponibiliza, o que obviamente beneficia os advogados especializados em Direito Digital.

O Direito Digital, (tecnologia e Direito) é uma das áreas mais promissoras para advogados se especializarem, com tendência de crescimento, à sentido que os avanços vão cada vez mais modificando as relações sociais.

Outra área do Direito que está em alta é a função de compliance, que é essencial para a adequação das empresas às normas legais e éticas. Hoje em dia, existem exigências de implementação de programas de compliance nas empresas, do ponto de vista legal ou fruto de demandas.

A área do Direito Empresarial também é um ramo jurídico que sempre demanda por advogado especializado, pois, existe sempre uma grande necessidade das empresas estarem bem assessoradas para compreenderem e evitarem os riscos que o negócio envolve.

Também existem outras áreas para os advogados se especializarem, que apresentam ser promissoras, como a área trabalhista e previdenciária, que, apesar de não tão novas, devido às grandes modificações legislativas que ocorreram recentemente, apresentam tendência de grandes discussões e controvérsias jurídicas.
Advogado especializado: Entenda porque ser um Advogado especializado: Entenda porque ser um Rezenha O Conciliador por maio 16, 2020 Avaliação: 5

Nenhum comentário:

Excluímos comentários anônimos.


O Conciliador Comment Policy

Leia o post inteiro ANTES de comentar e lembre-se de ser legal com os colegas. A comunidade agradece. :)

Please read our Comment Policy before commenting.

Tecnologia do Blogger.